Veja as etapas do processo da preparação de amostras para metalografia
ETAPAS DO PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA METALOGRAFIA
- Corte : a amostra a ser analisada deve ser cortada de forma a não sofrer alterações pelo método de corte. Usa-se o método a frio, para o corte primário, ou seja, para se separar a porção aproximada que será analisada. Na sequencia, usa-se um equipamento denominado “Cut-Off” ou cortadora metalográfica que faz um corte mais preciso, utilizando-se de um fino disco abrasivo e farta refrigeração, a fim de não provocar alterações por calor na amostra.
- Embutimento metalográfico: o processo de embutimento metalográfico pode ser dividido em dois grupos, embutimento a quente no qual é utilizado baquelite e uma embutidora metalográfica e o embutimento a frio que são utilizados dois produtos resina e catalisador, ambos os métodos visam obter a amostra embutida para conseguir um bom resultado na preparação metalográfica.
- Lixamento: são utilizadas lixas do tipo “Lixa d’água”, fixadas em discos rotativos.
Normalmente inicia-se o lixamento com a lixa de granulometria 220, seguida pelas lixas 320, 400 e 600. Em alguns casos usa-se lixas mais finas que a lixa 600, chegando-se a 1000 ou 1200. Todo o processo de lixamento é feito sob refrigeração com água.
- Polimento: a etapa do polimento é executada em geral com politriz metalográfica e panos especiais, colados à pratos giratórios, sobre os quais são depositadas pequenas quantidades de abrasivos. Estes abrasivos variam em função do tipo de metal que está sendo preparado. Os mais comuns são, o óxido de alumínio (alumina) e a pasta de diamante.
A TECLAGO INDÚSTRIA E COMÉRCIO é um fabricante nacional de todos os equipamentos para preparação de amostras metalográfica. Fabricamos cortadoras, lixadeiras, politrizes e prensas embutidoras.
Para mais detalhes, há a norma ASTM E3-11, que dispõe sobre as corretas técnicas de Metalografia.
Comentário (1)
Bom dia Daniel, o ataque se faz necessário logo após a etapa de polimento para possibilitar a visualização das macro e microestrutura do corpo de prova. O ataque nada mais é do que um processo de corrosão controlado, que gera um contraste entre as fases do material, possibilitando a visualização da sua estrutura. Sem o ataque não é possível realizar uma análise mais apurada.
Boa noite! Fizemos esse processo na faculdade. Depois da etapa de polimento, tivemos que “atacar” a peça antes de analisar as imagens no microscópio. Porque efetuar esse ataque? Foi uma correria no dia, muita gente na sala, o professor acabou não explicando direito. Obrigado.
Faço replica Metalografica e medição de dureza, venho colocar meu trabalho a disposição!!!
muito showwwwwww
Pessoal! Disponibilizo o link do meu canal onde vocês poderão obter ótimas dicas sobre metalografia.
Em breve postarei algumas videoaulas para explicitar mais a tecnica metalografica.
https://www.youtube.com/watch?v=cSss0metPR0
Boa noite!
Dou curso de metalografia em todo Brasil.
Entre em contato!
André Martins fone/whatsapp (12)99743-0400
Grato
Bom dia!
Gostaria de saber orçamentos de cursos para preparação de avaliação de corpos de prova de brasagem através de metalografia.
Bom dia Srta. Melina, agradecemos muito seu comentário. Somos uma empresa fabricante de equipamentos para preparação metalográfica e postamos alguns assuntos pertinentes ao tema. Quanto a sua pergunta podemos indicar o Grupo Aprenda localizado em Campinas-SP – telefone (19) 3288-0437, acreditamos que eles poderão ajudar. Muito obrigado.
COMO POSSO MONTAR UM DESSES LABORATÓRIOS DE METALOGRAFIA EM ANGOLA E QUANTO CUSTA?
Olá, obrigado por seu comentário, iremos responder por email a sua solicitação.
Boa Noite!
Podemos conversar sobre a montagem do seu laboratorio.
Meu contato: André Martins
Contato: fone/whatsapp (12) 99743-0400.
grato
Bom dia Sr André,
Poderá entrar em contato conosco através de nossos canais de atendimento disponíveis em nosso site.
Equipe Teclago
Os comentários estão fechados.